MST
.jpg)
Paralelamente, o modelo de reforma agrária adotado pelo regime militar priorizava a "colonização" de terras devolutas em regiões remotas, tais como as áreas ao longo da rodovia Transamazônica, com objetivo de "exportar excedentes populacionais" e favorecer a integração do território, considerada estratégica. Esse modelo de colonização revelou-se, no entender do movimento, inadequado e eventualmente catastrófico para centenas de famílias, que acabaram abandonadas, isoladas em um ambiente inóspito, condenadas a cultivar terras que se revelaram impróprias ao uso agrícola.
Nessa época, intensificou-se o êxodo rural — abandono do campo por seus habitantes —, com a migração de mais de 30 milhões de camponeses para as cidades, atraídos pelo desenvolvimento urbano e industrial, durante o chamado "milagre brasileiro". Grande parte deles ficou desempregada ou subempregada, sobretudo no início anos 1980, quando a economia brasileira entrou em crise.
atraves deste movimento ficou mais organizado a luta dos sem terra para que seja eliminado a concentração de terra somente com os donos de capital, e que não haja tanto abandono da causa pela população rural e imigração para a capital.
ResponderExcluirEssa é uma verdadeira questão social, onde muitos apoiam ou não.
ResponderExcluirOs Movimentos fazem parte da nossa historia...
ResponderExcluire é uma forma organizada de lutar por nossos direitos de maneira geral
O Movimento dos trabalhadores rurais sem terra foi uma forma encontrada para reivindicar o direito a ter acesso a um pedaço de terra de onde centenas de trabalhadores vao tirar seu sustento e de toda sua família. Essa É uma luta marcada por grandes confrontos violentos, mas que tem um propósito promissor por que visa o reconhecimento de um direito constitucional, que eh o direito a habitaçao....eh importantissimo que conheçamos sua historia pois faz parte das problematicas sociais que regem em nossa sociedade, com as quais iremos trabalhar direta ou indiretamente.
ResponderExcluirÈ um movimento justo pela deficiente democracia que todo o mundo tem... este movimento deveria ser mundial...
ResponderExcluircomo o nome ja diz, o movimento se trata , na teoria, de um grupo de trabalhadores rurais que não possuem um pedaço de terra pra plantar e lutam pela desapropriação de latifundios improdutivos para que as terras desses latifundios sejam divididas entre os integrantes do movimento.
O MST movimento que luta pela apropriação da terra que não produz e não é usada. É justo que se lute pelo direito da terra para quem precisa e quem vai usar. Se alguns os chamam de revolucionários e marginais, então como chamaremos os grandes grileiros e latifundiários que roubam e mandam matar os pequenos proprietários de terra?
ResponderExcluir